Primeira exposição do ano da Gravura Galeria de Arte celebra 88 anos de Paulo Porcella

Mostra contará com diversas obras do acervo do renomado artista

O ano de 2024 na Gravura Galeria de Arte já inicia especial. No próximo dia 23 de janeiro*, às 18h, ocorrerá o lançamento da exposição PORCELLA 88, com curadoria de Helenice Porcella, que celebra os 88 anos do artista Paulo Porcella. Nascido em 1936 em Passo Fundo, RS, Porcella é graduado em Artes Plásticas, Desenho e Pintura, na escola de artes da UFRGS e pós-graduado em Artes Plásticas Suportes Científicos e Práxis pela PUCRS. Atuou como professor e diretor do Atelier Livre, uma das mais importantes escolas de arte não universitárias do Brasil, na cidade de Porto Alegre.

O artista estudou pintura com Ado Malagoli, pintura mural com Aldo Locatelli, cursou Técnicas de Desenho com Luiz Solari, na UFRGS. Desenvolve sua atividade profissional desde 1962, através de cursos, palestras, exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Dentre seus maiores feitos estão a Comenda Pedro Weingartner, que Porcella recebeu em dezembro de 2005, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Foi Laureado pela Academia de Artes, Ciências e Letras de Paris, França, com a “Médaille de Vermeil” no Pavillon Dauphine, e participou da Exposição na “Galerie Philippe Gelot”, também na capital francesa.

Porcella transita com habilidade entre diferentes linguagens plásticas. Seus temas frequentes são as paisagens urbanas e rurais. Evidencia em suas composições a atração pelas naturezas mortas e seu interesse pela estatuária barroca. Entretanto, a sua real paixão é pela figura feminina. Nesta mostra comemorativa, estarão expostas obras das séries Vitrines, Elas por Elas, Miradas de Espanha, e Fazenda Triângulo – todos os trabalhos são feitos com pigmento acrílico, e Porcella é precursor do uso desse material no Rio Grande do Sul.

Helenice Porcella, filha do artista e curadora dessa exposição, conta mais sobre seu processo criativo e alega que seu intuito era reviver a obra dele. “Quero apresentar na Gravura um pouco do acervo magnífico que meu pai possui. Para isso, eu dei uma ‘pincelada’ em diversas fases da sua obra. Comecei com as figuras barrocas, fui desconstruindo aquele feminino, passei por algumas séries, como Elas por Elas, Vitrines, chegando às paisagens, ora com inspiração campesina, ora retratando a Espanha. Com essa narrativa, objetivo mostrar os temas mais emblemáticos pelos quais meu pai ficou conhecido e reconhecido”, conclui.

A mostra estará aberta para visitação até o dia 29 de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 na Gravura Galeria de Arte, Rua Corte Real, 647 e as obras poderão ser adquiridas no local.

*Devido aos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram Porto Alegre na última semana, a vernissage da exposição Porcella 88, que ocorreria no dia 17 de janeiro foi adiada; porém a mostra já se encontra aberta para visitação desde o dia 18.

SERVIÇO – PORCELLA 88

Vernissage: 23 de janeiro de 2024, terça-feira, das 18h às 20h.

Visitação: até 29 de fevereiro de 2024, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br

Fotografia: Gerson Turelly