Gravura realiza exposição coletiva em homenagem ao Dia das Mães

Materno e Eterno irá apresentar obras de artistas sobre o amor maternal

O sentimento materno é tão profundo que transcende a linguagem, porém a Gravura Galeria de Arte irá tentar expressar para o público, através da arte, um pouco do que é este sentimento e está organizando uma exposição coletiva para o Dia das Mães intitulada “Materno & Eterno”. Irá reunir obras de 39 artistas convidados que relatam o amor maternal através de técnicas de pintura sobre tela, gravuras, desenhos, obras em técnica mista e esculturas de diferentes dimensões.

A abertura da exposição será no sábado, 20 de abril, das 10h30 às 12h30 na galeria de arte. Nesta exposição, haverá parceria com a Elevato Casa, loja de móveis que pertence ao Grupo Elevato, referência no mercado da construção civil, onde a mostra terá sua abertura no sábado, dia 4 de maio, das 10h30 às 12h30. Ambas as exposições irão até o sábado, 25 de maio.

Participarão da exposição os artistas Alenyr Avila, Alice Soares, Ana Andueza, Angela Ognibeni, Biba Mattos, Carmen Vera Guimarães, Clara Pechansky, Cleci Serpa, Decio Bevilacqua, Delise Henck, Elisa Zattera, Gladis Coifman, Graça Hund, Helena B. Coelho, Helena Schwalbe, Hidalgo Adams, India Filipin, Isabel Marroni, Ivan Pinheiro Machado, Ivone Rabelo, João Carlos Bento, Kika Herrmann, Lilia Manfroi, Lygia Vasconcellos, Marcelo Leal, Marcelo Spolaor, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Marilia Chartune, Marion Lunke, Ricardo Aguiar, Rosamaria Feltrin, Stella C. Courtes, Susana Luft, Tiago Gregorio, Velcy Soutier, Vera Jany, Vera Maria Hemb Becker e Victor Hugo Porto.

Para adquirir as obras da exposição Materno & Eterno 2024, visite a galeria, acesse o site ou ligue nos telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp).

SERVIÇO – Exposição coletiva “Materno & Eterno”

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis)

Vernissage: 20 de abril, sábado, das 10h30 às 12h30

Visitação: De 20 de abril a 25 de maio de 2024

Horários: De segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258(WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Local: Elevato Casa (Rua Carvalho Monteiro, 292-Petrópolis)

Vernissage: 04 de maio, sábado, das 10h30 às 12h30

Visitação: de 04 a 25 de maio de 2024.

Horários: De segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 16h.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte).

Fotos: Lisa Roos

Mostra Luzes e Sombras une o clássico e inovação em suas obras

A.Bomm expõe suas obras realistas em Porto Alegre pela primeira vez

No dia 6 de março de 2024, às 19h, a Gravura Galeria de Arte promove a vernissage da mostra Luzes e Sombras, da artista e arquiteta catarinense, radicada no Rio Grande do Sul, Anne Bomm. Com uma carreira consolidada em arquitetura, diversas publicações em revistas e livros especializados, várias participações em Mostras de Arquitetura e alguns prêmios na bagagem, A.Bomm, como se refere nessa nova fase, faz parte também da Academia de Arte Baungarten, e apresenta pela primeira vez na capital gaúcha outro talento: a pintura. Com um olhar apurado, delicado e sensível, fortemente inclinado ao estilo clássico, ela passeia por várias  técnicas clássicas dos velhos mestres, como: grafite, sanguínea e carvão, porém, dedica-se à pintura a óleo sobre tela.

A arte de A. Bomm é inspirada nos artistas barrocos e sua maior referência é sem dúvida, Rembrandt. “A experiência com arquitetura e iluminação, sempre demonstrou grande relevância no uso de materiais, adereços e construção dos cenários, harmonizando e criando efeitos misteriosos, ao mesmo tempo interessantes de relevo, luz e sombra na minha pintura”, comenta a artista. O resultado promete levar os apreciadores de arte a uma viagem para a renascença italiana, por meio de rostos iluminados e retratados de forma realista, onde a profundidade das cores são experimentadas com intensidade.

              O projeto inicial para esta exposição de pinturas é fazer com que o espectador se reporte a um tempo em que o belo, na sua essência, é verdadeiramente valorizado. Outra inspiração de A.Bomm surgiu pela sua paixão por uma época onde tules, brocados, rendas, veludos, pérolas, rubis, safiras, esmeraldas, diamantes eram naturalmente utilizados. Outros elementos desse período como livros, ampulhetas, lupas, candelabros também fazem parte dos cenários criados pela artista .  Com o auxílio do Trompe l’oeil, cria no observador a ilusão de que ele está diante de um objeto real em três dimensões e não de uma representação bidimensional. Uma amostra será a obra MÄDCHEN/GIRL 02, onde seus olhos exibem uma expressão carregada de intensidade, e criam uma ilusão de que aquela visão inquisitiva segue o espectador.

Luzes e sombras, mistérios e revelações, e os olhares que destacam a expressão do personagem retratado, seja pelo emprego de detalhes realistas, seja pelo uso da perspectiva e/ou do claro-escuro. “Este é um convite legítimo a despertar de um sono profundo, no qual, os sonhos e a realidade se confundem.  Onde é possível parar o tempo, dar um passo atrás, respirar profundamente e através dos sentidos, compreender um ângulo de observação, do qual contemplo e retrato o mundo dos meus semelhantes”, garante A.Bomm.

            A exposição poderá ser visitada até o dia 30 de março, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados, e as obras poderão ser adquiridas no local.

SERVIÇO – Mostra Luzes e Sombras, de A.Bomm

Vernissage: 06 de março de 2024, quarta-feira, das 19h às 21h.

Visitação: até 30 de março de 2024, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br.

Fotos: Lisa Roos

Veraneio Gravura em Porto Alegre

Primeira exposição do ano da Gravura Galeria de Arte celebra 88 anos de Paulo Porcella

Mostra contará com diversas obras do acervo do renomado artista

O ano de 2024 na Gravura Galeria de Arte já inicia especial. No próximo dia 23 de janeiro*, às 18h, ocorrerá o lançamento da exposição PORCELLA 88, com curadoria de Helenice Porcella, que celebra os 88 anos do artista Paulo Porcella. Nascido em 1936 em Passo Fundo, RS, Porcella é graduado em Artes Plásticas, Desenho e Pintura, na escola de artes da UFRGS e pós-graduado em Artes Plásticas Suportes Científicos e Práxis pela PUCRS. Atuou como professor e diretor do Atelier Livre, uma das mais importantes escolas de arte não universitárias do Brasil, na cidade de Porto Alegre.

O artista estudou pintura com Ado Malagoli, pintura mural com Aldo Locatelli, cursou Técnicas de Desenho com Luiz Solari, na UFRGS. Desenvolve sua atividade profissional desde 1962, através de cursos, palestras, exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Dentre seus maiores feitos estão a Comenda Pedro Weingartner, que Porcella recebeu em dezembro de 2005, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Foi Laureado pela Academia de Artes, Ciências e Letras de Paris, França, com a “Médaille de Vermeil” no Pavillon Dauphine, e participou da Exposição na “Galerie Philippe Gelot”, também na capital francesa.

Porcella transita com habilidade entre diferentes linguagens plásticas. Seus temas frequentes são as paisagens urbanas e rurais. Evidencia em suas composições a atração pelas naturezas mortas e seu interesse pela estatuária barroca. Entretanto, a sua real paixão é pela figura feminina. Nesta mostra comemorativa, estarão expostas obras das séries Vitrines, Elas por Elas, Miradas de Espanha, e Fazenda Triângulo – todos os trabalhos são feitos com pigmento acrílico, e Porcella é precursor do uso desse material no Rio Grande do Sul.

Helenice Porcella, filha do artista e curadora dessa exposição, conta mais sobre seu processo criativo e alega que seu intuito era reviver a obra dele. “Quero apresentar na Gravura um pouco do acervo magnífico que meu pai possui. Para isso, eu dei uma ‘pincelada’ em diversas fases da sua obra. Comecei com as figuras barrocas, fui desconstruindo aquele feminino, passei por algumas séries, como Elas por Elas, Vitrines, chegando às paisagens, ora com inspiração campesina, ora retratando a Espanha. Com essa narrativa, objetivo mostrar os temas mais emblemáticos pelos quais meu pai ficou conhecido e reconhecido”, conclui.

A mostra estará aberta para visitação até o dia 29 de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 na Gravura Galeria de Arte, Rua Corte Real, 647 e as obras poderão ser adquiridas no local.

*Devido aos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram Porto Alegre na última semana, a vernissage da exposição Porcella 88, que ocorreria no dia 17 de janeiro foi adiada; porém a mostra já se encontra aberta para visitação desde o dia 18.

SERVIÇO – PORCELLA 88

Vernissage: 23 de janeiro de 2024, terça-feira, das 18h às 20h.

Visitação: até 29 de fevereiro de 2024, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br

Fotografia: Gerson Turelly

Mensagens para um Ano Próspero

Mensagens para um Ano Próspero

No meio do primeiro semestre, quando a Regina me convidou para cuidar da exposição de final de ano da Gravura, achei que deveria ser leve. Diante de todo o caos que se instaurou no mundo, vi essa oportunidade como uma forma de lembrarmos sensações genuínas e inerentes ao ser humano.

De repente, já é Dezembro, e as lembranças de família ficam mais presentes pra mim. Lembro que quando eu era pequena, minha mãe me fazia escrever qualquer cartão festivo. Ela dizia que eu era criativa e tinha uma letra bonita, e eu, acabei gostando da ideia, e os escrevi por muitos anos. Foi por esse motivo que criei a exposição “Mensagens para um Ano Próspero”, onde os artistas transformaram seus votos em obras de arte, e ao lado de cada imagem, é possível encontrar as mensagens criadas por eles.

Vivenciamos inúmeros aprendizados, alguns muito parecidos, porém, recebemos essas experiências de forma muito pessoal. Por isso, cada um tem uma perspectiva diferente de prosperidade e aqui, será possível se conectar de forma positiva, ou, até mesmo, perceber um estranhamento ao vislumbrar as obras, pois somos diferentes um dos outros, mas todos nós temos sentimentos, que de uma forma ou de outra, são despertados. Então, aprecie as obras com atenção, assimile a sua percepção e após, leia a mensagem que foi escrita especialmente para essa obra.

Eu ainda escrevo cartões, postais e adoro recebê-los também! Pois uma mensagem escrita com o coração pode mudar o dia, a perspectiva ou até mesmo a vida de uma pessoa. Então, se for do seu agrado, participe da exposição deixando sua mensagem para o mundo. Será um prazer recebê-la!

 Cristina Moralles Barbieri

Curadora

Confira todos os artistas participantes da exposição:

Andréa Graiz; Alessandra Pauletti; Ana Andueza; Clara Pechansky; Décio Bevilacqua; Graça Craidy; Graça Hund; Hidalgo Adams; Juliana Lavoura; Larissa Scaravaglione; Lília Manfroi; Lygia Vasconcellos; Marcelo Leal; Mariella Horianskï; Nara Fogaça; Rejane Karam; Rodrigo Corrêa; Rose Osório; Thainá Cabral; Thaís Helena Guidolin e Vera Charak Jany.

SERVIÇO – Abertura da exposição “Mensagens para um Ano Próspero”

Vernissage: 06 de dezembro de 2023, quarta-feira, das 18h30 às 20h30.

Visitação: até 12 de janeiro, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972. Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte)

Fotografia: Nilton Santolin

Marília Chartune e Renata Galbinski H

Gravura Galeria de Arte Inaugura Exposições “Detalhes da Memória” de Renata Galbinski H e série “Urbano” de Marília Chartune no mês de novembro.

A Gravura Galeria de Arte inaugura, no dia 7 de novembro, duas novas exposições. Na Sala Branca será apresentada a mostra “Detalhes da Memória” de Renata Galbinski H, e na Sala Negra haverá a exibição da série “Urbano” da artista Marília Chartune.

Na exposição “Detalhes da Memória,” a artista Renata Galbinski H transita pelas ruas construindo memórias e nos apresenta, entre camadas de tinta, pinceladas suaves e fotografias, a temática da preservação do Patrimônio Cultural. A artista mergulha na complexidade da cidade, buscando enfocar elementos de ruptura que desnudam identidades salvaguardadas, como os detalhes da memória.

Na série “Urbano”, Marília Chartune apresenta uma continuação das cenas que têm inspiração nas paisagens urbanas reinventadas com pinturas comuns a cidades que privilegiam as pessoas com espaços de convivência. A técnica acrílica utilizada com a fluidez da aquarela, ressalta o movimento e as cores impressionistas fazem com que as misturas óticas e superposições de cores, manchas e pinceladas informais transmitam movimento e luminosidade à composição.

Sobre Renata Galbinski H

Renata Galbinski H é arquiteta, com mestrado em Economia e Política da Cultura, e possui uma carreira artística multifacetada. Além de sua formação acadêmica, ela se destacou em cursos de artes, participando ativamente do Atelier Estágio e Atelier Vera Wildner. Sua trajetória artística inclui exposições individuais notáveis, como “Cartas Patrimoniais,” “Pintura, Patrimônio e Memória,” “Caminhos da Aldeia: Vestígios,” e “Caminhos da Identidade,” que celebraram os 250 anos de Porto Alegre. Renata também participou de diversas exposições coletivas, como a “Visões Urbanas – Narrativas Particulares,” com três artistas, selecionada para o Espaço Cultural Chico Lisboa. Além disso, participou da Miniarte Internacional, organizada por Clara Pechansky em duas edições, “20X20 e 30X30,” organizadas pela Associação Xico Lisboa, e as mostras Confinart, Hotel Radisson, Desafio Voluntário e Materno, Eterno e Moderno, organizadas pela Gravura Galeria.

Sobre Marília Chartune

Marília Chartune é uma renomada artista brasileira, com formação em artes visuais e história da arte. Com destaque em pintura e restauração, ela realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, conquistou prêmios, troféus e medalhas, incluindo reconhecimento em bienais e salões de arte. Além disso, Marília ocupou cargos importantes na promoção da cultura, como a presidência da AAPSM e a secretaria de Cultura em Santa Maria, RS. Ela também se destacou na ilustração de livros e publicações literárias, além de ministrar palestras e cursos. Sua obra foi impressa em cartões telefônicos e selos comemorativos, homenageando locais e eventos. As criações de Marília podem ser encontradas em espaços públicos, museus e até em cenários de telenovelas da Rede Globo.

As exposições poderão ser visitadas até o dia 2 de dezembro, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Serviço

Abertura das exposições de novembro na Gravura Galeria

Sala Branca: Detalhes da Memória de Renata Galbinski H

Sala Negra: Série “Urbano” de Marília Chartune

Vernissage: 07 de novembro de 2023, terça-feira, das 18h30 às 20h30.

Visitação: até 02 de dezembro, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br/ 

ECO DAS EMOÇÕES: A ESSÊNCIA NA PINTURA DE VITÓRIA DAVÓGLIO

Gravura Galeria de Arte Inaugura exposições Eco das Emoções de Vitória Davoglio e coletiva MINIARTE FUTURA em outubro

A Gravura Galeria de Arte inaugura, no dia 5 de outubro, duas novas exposições. Na sala Branca, será apresentada a mostra “Eco das Emoções – A essência na Pintura de Vitória Davoglio”, enquanto na sala Negra haverá a exibição da “MINIARTE FUTURA”, exposição que celebra os 20 anos do projeto MINIARTE Internacional.

A exposição “Eco das Emoções – A essência na Pintura” de Vitória Davoglio Ribas nos leva a uma jornada fascinante pelo mundo da pintura abstrata, destacando a capacidade da artista de expressar sentimentos profundos. Nessa exposição, Vitória nos convida a mergulhar profundamente em sua própria imaginação, explorando a riqueza da pintura, da espátula e da combinação de cores como meios para transmitir sua essência interior, proporcionando um convite à reflexão e à introspecção.

A edição 46 – MINIARTE FUTURA – celebra os 20 anos do projeto MINIARTE INTERNACIONAL, projeto internacional criado e organizado por Clara Pechansky. A exposição comemorativa terá caráter retrospectivo e contará com a participação de ex-coordenadores internacionais, pioneiros, e alguns artistas que, mesmo não estando mais entre nós, deixaram suas obras no acervo da MINIARTE. A edição 46 da MINIARTE terá painéis dedicados à memória e ao acervo do projeto Internacional. Desta vez, trazendo 163 artistas representando 12 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Irlanda do Norte, México e Portugal.

O projeto MINIARTE Internacional foi criado em 2003 por Clara Pechansky e tem como objetivo democratizar a arte, permitindo acesso livre aos artistas (que não são submetidos a qualquer seleção), e mostrando as obras em pequeno formato para um público diversificado.

No sábado, 7 de outubro, está programada uma visita guiada por Clara Pechansky, às 11 horas.

Sobre Vitória Davoglio

Vitória Davoglio iniciou seus estudos artísticos em 2005, com orientação em pintura da artista Vera Wildner no Atelier Estágio. Durante sua carreira, a artista realizou as exposições individuais: “Trajetórias” e “Impressões de Viagem” no circuito alternativo de arte. Participou de várias exposições coletivas com o grupo do atelier Estágio, e nas galerias de arte Gravura Galeria de Arte, Vertente Espaço de Arte, AZ Galeria, La Photo, todas em Porto Alegre. Além da Galeria Grafitti em Uruguaiana, Galeria Mali Villas Bôas em São Paulo e no Museu Pedro de Osma em Lima, PE. Hoje participa do coletivo VW Atelier Coletivo, onde constantemente busca a evolução em seus trabalhos através de pesquisas e interações no meio artístico, bem como no uso de técnicas e materiais de pintura, especializando-se na técnica espatulada.

As exposições poderão ser visitadas até o dia 28 de outubro, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Serviço

Abertura das exposições de outubro na Gravura Galeria

Sala Branca: Eco das Emoções de Vitória Davoglio

Sala Negra: MINIARTE FUTURA

Vernissage: 05 de outubro de 2023, quinta-feira, das 18h às 20h.

Visitação: até 28 de outubro, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br

Fotografia: Lisa Roos

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br/ 

MINIARTE FUTURA

Gravura Galeria de Arte Inaugura exposições Eco das Emoções de Vitória Davoglio e coletiva MINIARTE FUTURA em outubro

A Gravura Galeria de Arte inaugura, no dia 5 de outubro, duas novas exposições. Na sala Branca, será apresentada a mostra “Eco das Emoções – A essência na Pintura de Vitória Davoglio”, enquanto na sala Negra haverá a exibição da “MINIARTE FUTURA”, exposição que celebra os 20 anos do projeto MINIARTE Internacional.

A exposição “Eco das Emoções – A essência na Pintura” de Vitória Davoglio Ribas nos leva a uma jornada fascinante pelo mundo da pintura abstrata, destacando a capacidade da artista de expressar sentimentos profundos. Nessa exposição, Vitória nos convida a mergulhar profundamente em sua própria imaginação, explorando a riqueza da pintura, da espátula e da combinação de cores como meios para transmitir sua essência interior, proporcionando um convite à reflexão e à introspecção.

A edição 46 – MINIARTE FUTURA – celebra os 20 anos do projeto MINIARTE INTERNACIONAL, projeto internacional criado e organizado por Clara Pechansky. A exposição comemorativa terá caráter retrospectivo e contará com a participação de ex-coordenadores internacionais, pioneiros, e alguns artistas que, mesmo não estando mais entre nós, deixaram suas obras no acervo da MINIARTE. A edição 46 da MINIARTE terá painéis dedicados à memória e ao acervo do projeto Internacional. Desta vez, trazendo 163 artistas representando 12 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Irlanda do Norte, México e Portugal.

O projeto MINIARTE Internacional foi criado em 2003 por Clara Pechansky e tem como objetivo democratizar a arte, permitindo acesso livre aos artistas (que não são submetidos a qualquer seleção), e mostrando as obras em pequeno formato para um público diversificado.

No sábado, 7 de outubro, está programada uma visita guiada por Clara Pechansky, às 11 horas.

Sobre Vitória Davoglio

Vitória Davoglio iniciou seus estudos artísticos em 2005, com orientação em pintura da artista Vera Wildner no Atelier Estágio. Durante sua carreira, a artista realizou as exposições individuais: “Trajetórias” e “Impressões de Viagem” no circuito alternativo de arte. Participou de várias exposições coletivas com o grupo do atelier Estágio, e nas galerias de arte Gravura Galeria de Arte, Vertente Espaço de Arte, AZ Galeria, La Photo, todas em Porto Alegre. Além da Galeria Grafitti em Uruguaiana, Galeria Mali Villas Bôas em São Paulo e no Museu Pedro de Osma em Lima, PE. Hoje participa do coletivo VW Atelier Coletivo, onde constantemente busca a evolução em seus trabalhos através de pesquisas e interações no meio artístico, bem como no uso de técnicas e materiais de pintura, especializando-se na técnica espatulada.

As exposições poderão ser visitadas até o dia 28 de outubro, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Serviço

Abertura das exposições de outubro na Gravura Galeria

Sala Branca: Eco das Emoções de Vitória Davoglio

Sala Negra: MINIARTE FUTURA

Vernissage: 05 de outubro de 2023, quinta-feira, das 18h às 20h.

Visitação: até 28 de outubro, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br

Fotografia: Lisa Roos

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br/ 

Lou & Alunas

Gravura Galeria de Arte realiza exposição em homenagem à artista Lou Borghetti

A mostra contará com curadoria do artista plástico Paulo Amaral

No dia 31 de agosto, quinta-feira, acontecerá na Gravura Galeria de Arte a abertura da exposição “Lou & Alunas”, uma homenagem à artista plástica Lou Borghetti. A exposição ocupará as duas principais salas da galeria: a Sala Branca abrigará obras da própria Lou Borghetti, enquanto a Sala Negra receberá uma exposição coletiva das alunas do Atelier Lou Borghetti. A curadoria será do artista plástico e escritor Paulo Amaral, membro da Academia Brasileira de Artes Plásticas e amigo da artista.

A exposição “Lou & Alunas” é uma homenagem das alunas do Atelier Lou Borghetti à artista, que faleceu em 2020. Para a filha de Lou, Fernanda Borghetti Cantali, é de suma importância manter sua memória viva e mostrar sua arte para o mundo. As obras das alunas que irão compor a mostra foram realizadas no atelier da artista, ou inspiradas em Lou abrangendo uma variedade de técnicas, entre elas pintura, desenho, técnica mista, escultura, fotografia e gravura.

Entre as artistas que participam estão Alicia Gil Wenzel, Cris Leal, Delise Geiger Renk, Denise Giacomoni, Ita Stockinger, Lídice Zaniratti, Lu Gaudenzi, Lya Luft (in memoriam), Lygia Vasconcellos, Marion Lunke, Mery Bavia, Sandra Echeverria, Sílvia Azevedo, Sophie Calderon Isdra, Susana Silva Costa, Tita Macedo e Vera Reichert.

A exposição estará aberta à visitação até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

Lou Borghetti

Lou Borghetti foi uma renomada artista plástica gaúcha, apaixonada pelo ensino da arte. A partir de seu ateliê em Porto Alegre produziu obras e ministrou cursos de pintura, desenho e aquarela. Foi aluna e assistente de Iberê Camargo e expôs tanto no Brasil quanto no exterior, com destaque para a Picasso Gallery, em Washington, e a II Bienal Internacional de Aquarela. Suas criações estão presentes em coleções do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS) e na Fundação Federico Garcia Lorca, em Madrid.

Serviço:

Lou & Alunas

Vernissage: 31 de agosto, das 18h30 às 20h30.

Visitação: até 30 de setembro, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br

Fotografia: Nilton Santolin

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br/ 

Singularidades

Gravura Galeria de Arte realiza abertura da exposição coletiva Singularidades

Mostra contará com curadoria de Denise Giacomoni e apresenta obras de 25 artistas.

No dia 3 de agosto, quinta-feira, acontece na Gravura Galeria de Arte a abertura da exposição coletiva Singularidades. A mostra contará com trabalhos de 25 artistas em diversas técnicas e dimensões. A curadoria é da artista visual, fotógrafa e paisagista Denise Giacomoni. Durante a vernissage haverá a apresentação de performance da atriz e bailarina Chana Manica.

A exposição Singularidades é uma mostra coletiva que tem como propósito destacar o que é singular e especial em cada obra apresentada, as quais, mesmo em conjunto, não perdem suas propriedades únicas. Cada peça artística tem sua personalidade. Este conceito permeia todo o evento, e neste contexto, será apresentado ao público com a intenção de aguçar a percepção e o entendimento de cada agente, pois ninguém é passivo neste processo. Pelo contrário, existe uma constante interação entre público e artistas, que sempre se revela singular pela interpretação individual de cada obra, em um feedback constante.

Os artistas que participam da mostra são Andréa Barros, Andréa Seligman, Cyntia Jappur, Daisson Flach, Deja Rosa, Delise Renck, Helena Beatriz Coelho, Ita Stockinger, Laércio de Menezes, Leda Zimmermann, Leila Knijnik, Lúcio Spier, Luis Carlos Macchi, Marcelo Leal, Marcelo Spolaor, Márcia Baroni, Maria Sapper de Menezes, Mery Bavia Milena Julianno, Nara Fogaça, Rose Osório, Sandra Kravetz, Sérgio Barcellos, Sophie Isdra e Tita Macedo.

A exposição poderá ser visitada até o dia 26 de agosto, de segunda à sexta-feira das 9h30 às 18h30 e sábados das 9h30 às 13h30.

Serviço:

Singularidades

Abertura: 03 de agosto, das 18h30 às 20h30

Visitação: até 26 de agosto de 2023, das 9h30 às 18h30 de segunda a sexta, e das 9h30 ás 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis)

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (whatsapp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br/