Que país é este? Nova exposição na Gravura Galeria de Arte provoca seu público

Exposição coletiva “BABEL BRASILIS BABILÔNIA – História, Utopia e Reconstrução” explora as brasilidades que existem em cada um de nós

Com 48 artistas expositores, a mostra “BABEL BRASILIS BABILÔNIA – História, Utopia e Reconstrução” chega a Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis, Porto Alegre – RS) com a proposta de reconstruir os saberes sobre o que a identidade brasileira significa e representa enquanto imaginário coletivo. Para receber a nova exposição, o tradicional vernissage com a presença dos artistas está marcado para o dia 8 de outubro, das 18h às 20h.

O curador Anaurelino Corrêa de Barros Neto, Pós-Graduado em Práticas Curatoriais e Bacharel em Artes Visuais (UFRGS), e Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UNISINOS) explica que por meio das obras, os artistas tentam desnudar e descobrir que país é esse. Ele afirma que inspiração surgiu de perguntas para as quais não há uma resposta única: “Será que somos várias identidades complexas? Em quais aspectos somos uma só nação? No futebol, no samba, na cultura, além da língua — onde mais?”. Interrogações que, justamente por não se resolverem em uma só verdade, abrem espaço para múltiplas interpretações.

Dentre os artistas que irão expor estão Arminda Lopes, com a escultura em bronze “Desolação” da série “Perdas e Estética da Dor”, Clara Pechansky, com a tela “Terra Farrapos”, que traz as cores das bandeiras do Rio Grande e do Brasil, e foi criada para exaltar a nossa nacionalidade, e o professor Arigony, que apresenta suas aquarelas “Paisagem natural I II e III”. Além disso, Ricardo Cardoso exibirá a maquete do monumento “Heróis Voluntários”, criado em homenagem àqueles que ajudaram durante as enchentes, que foi instalado na orla do rio Guaíba, em dezembro de 2024, e foi replicado em Canoas em agosto deste ano, como símbolo de gratidão permanente.

Obras com diferentes técnicas poderão ser apreciadas como telas em aquarela, gravuras, desenhos, esculturas, fotografia e arte têxtil. A exposição segue disponível até o dia 1º de novembro e pode ser visita de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30. Entrada franca.

Confira a lista completa dos artistas: Adriana Leiria; Andréia Kris; Arminda Lopes; Beatriz Gonçalves; Bel Porto; Carla Magalhães; Carmem Cecília Magalhães; Clara Pechansky; Claudia Bento Alves; Clayton Ferreira; Cynthia Jappur; Daisson Flach; Débora Duarte; Denise Giacomoni; Denise Wichmann; Douglas Fisher; Eduardo R. Arigony; Eliane Abreu; Elisa Tesseler; Enrico Barros; Fátima Pinto; Fernando Lima Lima; Helena Stainer; Iara Tonidandel; João Iganci; Judith Martins Costa; Kika Herrmann; Leonardo Kerkhoven; Lorena Steiner; Marcelo Spolaor; Marcos Porto; Mery Bavia; Milton Caselani; Nara Fogaça; Noely Luft; Paulo Abenzrragh; Ricardo Cardoso; Rita Gil; Rosane Eggler; Ruth Greco; Sandra Lages; Sandra Stardust; Sílvia Peruffo; Sônia Benedetto; Suzana Albano; Tania Rossari; Vani Foletto; Zezé Carpena Ferreira.

SERVIÇO | “BABEL BRASILIS BABILÔNIA – História, Utopia e Reconstrução”, exposição coletiva, na Gravura Galeria de Arte

Vernissage: 08 de outubro de 2025, quarta-feira, das 18h às 20h

Visitação: até 01/11/2025, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30; sábados, das 9h30 às 13h30

Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647 – Petrópolis, Porto Alegre – RS

Entrada franca

Mais informações: (51) 3333-1946 | WhatsApp (51) 99718-9258 ou (51) 99666-3972

Instagram: @gravuragaleria

Site: www.gravuragaleria.com.br