Gravura realiza exposição coletiva em homenagem ao Dia das Mães

Materno e Eterno irá apresentar obras de artistas sobre o amor maternal

O sentimento materno é tão profundo que transcende a linguagem, porém a Gravura Galeria de Arte irá tentar expressar para o público, através da arte, um pouco do que é este sentimento e está organizando uma exposição coletiva para o Dia das Mães intitulada “Materno & Eterno”. Irá reunir obras de 39 artistas convidados que relatam o amor maternal através de técnicas de pintura sobre tela, gravuras, desenhos, obras em técnica mista e esculturas de diferentes dimensões.

A abertura da exposição será no sábado, 20 de abril, das 10h30 às 12h30 na galeria de arte. Nesta exposição, haverá parceria com a Elevato Casa, loja de móveis que pertence ao Grupo Elevato, referência no mercado da construção civil, onde a mostra terá sua abertura no sábado, dia 4 de maio, das 10h30 às 12h30. Ambas as exposições irão até o sábado, 25 de maio.

Participarão da exposição os artistas Alenyr Avila, Alice Soares, Ana Andueza, Angela Ognibeni, Biba Mattos, Carmen Vera Guimarães, Clara Pechansky, Cleci Serpa, Decio Bevilacqua, Delise Henck, Elisa Zattera, Gladis Coifman, Graça Hund, Helena B. Coelho, Helena Schwalbe, Hidalgo Adams, India Filipin, Isabel Marroni, Ivan Pinheiro Machado, Ivone Rabelo, João Carlos Bento, Kika Herrmann, Lilia Manfroi, Lygia Vasconcellos, Marcelo Leal, Marcelo Spolaor, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Marilia Chartune, Marion Lunke, Ricardo Aguiar, Rosamaria Feltrin, Stella C. Courtes, Susana Luft, Tiago Gregorio, Velcy Soutier, Vera Jany, Vera Maria Hemb Becker e Victor Hugo Porto.

Para adquirir as obras da exposição Materno & Eterno 2024, visite a galeria, acesse o site ou ligue nos telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp).

SERVIÇO – Exposição coletiva “Materno & Eterno”

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis)

Vernissage: 20 de abril, sábado, das 10h30 às 12h30

Visitação: De 20 de abril a 25 de maio de 2024

Horários: De segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258(WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Local: Elevato Casa (Rua Carvalho Monteiro, 292-Petrópolis)

Vernissage: 04 de maio, sábado, das 10h30 às 12h30

Visitação: de 04 a 25 de maio de 2024.

Horários: De segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 16h.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte).

Fotos: Lisa Roos

Mostra Luzes e Sombras une o clássico e inovação em suas obras

A.Bomm expõe suas obras realistas em Porto Alegre pela primeira vez

No dia 6 de março de 2024, às 19h, a Gravura Galeria de Arte promove a vernissage da mostra Luzes e Sombras, da artista e arquiteta catarinense, radicada no Rio Grande do Sul, Anne Bomm. Com uma carreira consolidada em arquitetura, diversas publicações em revistas e livros especializados, várias participações em Mostras de Arquitetura e alguns prêmios na bagagem, A.Bomm, como se refere nessa nova fase, faz parte também da Academia de Arte Baungarten, e apresenta pela primeira vez na capital gaúcha outro talento: a pintura. Com um olhar apurado, delicado e sensível, fortemente inclinado ao estilo clássico, ela passeia por várias  técnicas clássicas dos velhos mestres, como: grafite, sanguínea e carvão, porém, dedica-se à pintura a óleo sobre tela.

A arte de A. Bomm é inspirada nos artistas barrocos e sua maior referência é sem dúvida, Rembrandt. “A experiência com arquitetura e iluminação, sempre demonstrou grande relevância no uso de materiais, adereços e construção dos cenários, harmonizando e criando efeitos misteriosos, ao mesmo tempo interessantes de relevo, luz e sombra na minha pintura”, comenta a artista. O resultado promete levar os apreciadores de arte a uma viagem para a renascença italiana, por meio de rostos iluminados e retratados de forma realista, onde a profundidade das cores são experimentadas com intensidade.

              O projeto inicial para esta exposição de pinturas é fazer com que o espectador se reporte a um tempo em que o belo, na sua essência, é verdadeiramente valorizado. Outra inspiração de A.Bomm surgiu pela sua paixão por uma época onde tules, brocados, rendas, veludos, pérolas, rubis, safiras, esmeraldas, diamantes eram naturalmente utilizados. Outros elementos desse período como livros, ampulhetas, lupas, candelabros também fazem parte dos cenários criados pela artista .  Com o auxílio do Trompe l’oeil, cria no observador a ilusão de que ele está diante de um objeto real em três dimensões e não de uma representação bidimensional. Uma amostra será a obra MÄDCHEN/GIRL 02, onde seus olhos exibem uma expressão carregada de intensidade, e criam uma ilusão de que aquela visão inquisitiva segue o espectador.

Luzes e sombras, mistérios e revelações, e os olhares que destacam a expressão do personagem retratado, seja pelo emprego de detalhes realistas, seja pelo uso da perspectiva e/ou do claro-escuro. “Este é um convite legítimo a despertar de um sono profundo, no qual, os sonhos e a realidade se confundem.  Onde é possível parar o tempo, dar um passo atrás, respirar profundamente e através dos sentidos, compreender um ângulo de observação, do qual contemplo e retrato o mundo dos meus semelhantes”, garante A.Bomm.

            A exposição poderá ser visitada até o dia 30 de março, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados, e as obras poderão ser adquiridas no local.

SERVIÇO – Mostra Luzes e Sombras, de A.Bomm

Vernissage: 06 de março de 2024, quarta-feira, das 19h às 21h.

Visitação: até 30 de março de 2024, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br.

Fotos: Lisa Roos

Veraneio Gravura em Porto Alegre

Primeira exposição do ano da Gravura Galeria de Arte celebra 88 anos de Paulo Porcella

Mostra contará com diversas obras do acervo do renomado artista

O ano de 2024 na Gravura Galeria de Arte já inicia especial. No próximo dia 23 de janeiro*, às 18h, ocorrerá o lançamento da exposição PORCELLA 88, com curadoria de Helenice Porcella, que celebra os 88 anos do artista Paulo Porcella. Nascido em 1936 em Passo Fundo, RS, Porcella é graduado em Artes Plásticas, Desenho e Pintura, na escola de artes da UFRGS e pós-graduado em Artes Plásticas Suportes Científicos e Práxis pela PUCRS. Atuou como professor e diretor do Atelier Livre, uma das mais importantes escolas de arte não universitárias do Brasil, na cidade de Porto Alegre.

O artista estudou pintura com Ado Malagoli, pintura mural com Aldo Locatelli, cursou Técnicas de Desenho com Luiz Solari, na UFRGS. Desenvolve sua atividade profissional desde 1962, através de cursos, palestras, exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Dentre seus maiores feitos estão a Comenda Pedro Weingartner, que Porcella recebeu em dezembro de 2005, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Foi Laureado pela Academia de Artes, Ciências e Letras de Paris, França, com a “Médaille de Vermeil” no Pavillon Dauphine, e participou da Exposição na “Galerie Philippe Gelot”, também na capital francesa.

Porcella transita com habilidade entre diferentes linguagens plásticas. Seus temas frequentes são as paisagens urbanas e rurais. Evidencia em suas composições a atração pelas naturezas mortas e seu interesse pela estatuária barroca. Entretanto, a sua real paixão é pela figura feminina. Nesta mostra comemorativa, estarão expostas obras das séries Vitrines, Elas por Elas, Miradas de Espanha, e Fazenda Triângulo – todos os trabalhos são feitos com pigmento acrílico, e Porcella é precursor do uso desse material no Rio Grande do Sul.

Helenice Porcella, filha do artista e curadora dessa exposição, conta mais sobre seu processo criativo e alega que seu intuito era reviver a obra dele. “Quero apresentar na Gravura um pouco do acervo magnífico que meu pai possui. Para isso, eu dei uma ‘pincelada’ em diversas fases da sua obra. Comecei com as figuras barrocas, fui desconstruindo aquele feminino, passei por algumas séries, como Elas por Elas, Vitrines, chegando às paisagens, ora com inspiração campesina, ora retratando a Espanha. Com essa narrativa, objetivo mostrar os temas mais emblemáticos pelos quais meu pai ficou conhecido e reconhecido”, conclui.

A mostra estará aberta para visitação até o dia 29 de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 na Gravura Galeria de Arte, Rua Corte Real, 647 e as obras poderão ser adquiridas no local.

*Devido aos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram Porto Alegre na última semana, a vernissage da exposição Porcella 88, que ocorreria no dia 17 de janeiro foi adiada; porém a mostra já se encontra aberta para visitação desde o dia 18.

SERVIÇO – PORCELLA 88

Vernissage: 23 de janeiro de 2024, terça-feira, das 18h às 20h.

Visitação: até 29 de fevereiro de 2024, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br

Fotografia: Gerson Turelly