Eda Lani – 07 Pinturas & 07 Gravuras

Minha exposição 07-07-07 se compõe de 07 pinturas e 07 gravuras em metal realizadas em 2007. Esta mostra não tem título, mas, está voltada ao mundo feminino. Adoro desenhar, e as imagens destes, são feitas sobre desenhos de modelo vivo. O conteúdo pictórico trata um pouco de tudo daquilo que me envolve, que está ao meu redor. Temos a presença do homem, das flores, da gravidez, a mulher escreve, dança, é musa e batalhadora. Esta exposição mostra um trabalho novo, isto é; apresento pinturas que seguem a linguagem da Técnica Mista, composta de texturas, relevos, pigmentos coloridos, óxido de ferro, ácidos, pó grafite, entre outros. Apresento sete gravuras em metal de grandes dimensões. Algumas delas são rasgadas e depois costuradas com fio de cobre.
O escritor e poeta Emmanuel Tugny, aliás, Ronan Prigent, Adido Cultural da França escreve sobre o meu trabalho de maneira doce e muito profissional:

“Toda a obra de Eda Lani Fabris parece se consagrar à avaliação das condições da forma, melhor dito, da condição da forma como sede de um movimento. Naturalmente, a forma aparece sobre a tela como alí apareciam na pintura figurativa, as formas por essência. Mas ela aparece aqui quase como o resultado acessório de um processo, de um curso, a matéria sofredora de decomposição sofrida, o quadro de uma forma ensolarada, de uma iluminação, de crepúsculos. Ela alí aparece como um fenômeno colocado sob condição : a condição do fenômeno que faz pintura. A pintura de Eda Lani Fabris é um enunciado da condição das formas : ela é matéria que se concentra, se eleva e faz massa, se precipita em um nu deitado em um fruto doce e este nu deitado , este fruto doce, os agride, os subordinando à suas disjunções à suas alterações, fazendo neles a circunscrição de um trabalho do tempo. É na verdade, como se esta pintura colocasse que a forma é a ocasião da matéria, sonho fugitivo do dia, aparição ao acaso de encontros substanciais e coloridos, bela raridade volátil oferecida e levada pela grande matriz do mundo que flui e reflui, posto sob o domínio de um pouso ou de um vôo belos e bons, e que o desejo vê nascer, fazer aura e depois morrer, impotente, siderado, jogado para outrém e trazido para si, para o acontecimento, à história de seu tempo próprio no espaço.” Emmanuel Tugny, 21 mai 2007

Nascida em Carazinho em 1941. Formada em pintura e licenciada em desenho pela UFRGS. Estudou com Aldo Locateli, Ado Malagoli, Joào Fahrion e Fernando Corona entre outros. Cursos de gravura com Armando Almeida, Danúbio Gonçalves e Marcelo Lima. Pintora, desenhista, gravadora, trabalha em Porto Alegre. Realizou diversas exposições individuais e coletivas entre elas destacam-se: Museu da Gravura Brasileira, Bagé; Galeria de Arte CEF, Lajeado; Galeria de Arte da Universidade Federal SC, Florianópolis, SC; Galeria de Arte Caixa Econômica Federal, Canela e Porto Alegre. Participou de diversos Salões com destaque para o 6th Lessedra World Art Print-Annual Mini Print 2007, Sofia , Bulgária; “Quinta São Romualdo” , MALG, Pelotas. Desde 2000 faz parte da diretoria do NGRS. É integrante do Grupo Aflecha recentemente premiado com o “I PREMIO AÇORIANO DE ARTES PLÁSTICAS”.