“Palimpsexto” de Iara Zippin e Tita Macedo

Gravura Galeria de Arte apresenta a exposição “Palimpsexto” de Iara Zippin e Tita Macedo

Do Grego, a expressão palimpsesto é tudo aquilo que se raspa para escrever, criar de novo; é uma técnica desenvolvida na Idade Média, em função do alto custo do pergaminho. Nos dias atuais, esta técnica seria dispensável pelo uso das modernas tecnologias e apego aos registros criados. Para essa mostra, as artistas plásticas Iara Zippin e Tita Macedo trabalham juntas criando a partir de uma pintura, novas composições. Lou Borghetti coordena a mostra das alunas de seu atelier.

Segundo o Artista Plástico e Membro da Academia Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro, Paulo C. Amaral, nesta exposição, o palimpsesto persiste, mas com outro objetivo: o de se reaproveitar camadas anteriores de uma pintura, por exemplo, sobre o qual se produz outra imagem, de linguagem semelhante ou totalmente diversa.

Segundo as artistas, “ao tornar a pintura anterior a base de preenchimento da tela, cria-se outro trabalho nem sempre planejado, mas, sobretudo, guiado pelo acaso”.

O resultado deste trabalho poderá ser conferido na Gravura Galeria de Arte, na rua Corte Real, 647 – com abertura no dia 9 de abril, quinta-feira, às 20h e com visitação até o dia 9 de maio, de segunda a sexta das 9h30 às 13h30.
Exposição “Palimpsexto”, de Iara Zippin e Tita Macedo
Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647 – bairro Petrópolis
Abertura: 09 de abril de 2015, às 20h
Visitação: até 09 de maio de 2015
Horário: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábados, das 9h30 às 13h30