Rosana Spritzer

Uma exposição de arte com muita feminilidade,

cores e bom humor

Bonecas de cerâmica criadas por Rosana Spritzer

são a nova atração da Gravura Galeria

 

A partir de 14 de agosto, a Gravura Galeria será cenário da exposição “10 Anos de Força na Peruca”, que marca o trabalho de uma década de Rosana Spritzer com bonecas de cerâmica. Estarão em exibição 14 peças inéditas e únicas, produzidas pela artista especialmente para essa mostra.

Desde 2004, Rosana cria essas figuras femininas coloridas e divertidas, que têm no cabelo seu diferencial: feito de materiais inusitados, como sementes, chenille (tipo de tecido), palha de aço, palha de latão, entre outros. As bonecas representam mulheres de diferentes etnias, porém com inspiração bem brasileira, estabelecendo um painel multicultural.

Cabelos chamativos, seios fartos, bocas vermelhas, quadris largos e roupas estampadas caracterizam as figuras, cada uma elaborada de forma artesanal. O uso de elementos naturais transmite delicadeza, transformando feltros em pássaros, borboletas e acessórios, tudo remetendo ao universo feminino.

“Em suas bonecas, Rosana comunica, de maneira bem-humorada, a força da mulher e traça alguns elos mais sutis do universo mítico feminino. A temática feminina reforça o arquétipo da mulher brasileira que apresenta-se colorida, feminina, alegre e sensual, mas, ao mesmo tempo, batalhadora, determinada, disposta e instintiva”, comenta a arte-educadora Leocádia Costa.

Segundo Leocádia, o trabalho em cerâmica remete às expressões de povos que construíram a identidade do brasileiro, como os índios e os sertanejos. Mesmo no ambiente tecnológico das artes visuais contemporâneas, a cerâmica resiste na criação de artistas conceituados e populares.

“Manter a cerâmica no cenário atual significa preservar parte da nossa história. É retomar um pouco nossas origens mais básicas, nosso solo, nossas etnias e suas cores “, diz a arte-educadora.

O carisma irresistível das bonecas de Rosana Spritzer atravessou as fronteiras do Rio Grande do Sul e rendeu exposição televisiva nacional à artista gaúcha. Suas figuras femininas fizeram parte da decoração do ambiente residencial da personagem Thaís Araújo, na novela Cheia de Charme, exibida pela Rede Globo de abril a setembro de 2012.

Na abertura da exposição “10 Anos de Força na Peruca”, dia 14 de agosto, a partir das 19h, na Gravura Galeria, haverá uma apresentação de dança, criada especialmente para o evento pela bailarina e coreógrafa Andrea Spolaor. Os convidados também poderão degustar drinques exóticos preparados por Dudu das Caipiras. A mostra fica em cartaz até 6 de setembro, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30.

 

Serviço

Exposição “10 Anos de Força na Peruca”, bonecas em cerâmica de Rosana Spritzer

Abertura: 14 de agosto de 2014, quinta-feira, das 19h às 21h30.

Visitação: até 6 de setembro de 2014, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30.

Realização: Gravura Galeria de Arte

Rua Corte Real , 647 | Petrópolis | Porto Alegre

www.gravuragaleria.com.br | gravura@gravuragaleria.com.br

Fone: (51) 3333-1946