Mostra Luzes e Sombras une o clássico e inovação em suas obras

A.Bomm expõe suas obras realistas em Porto Alegre pela primeira vez

No dia 6 de março de 2024, às 19h, a Gravura Galeria de Arte promove a vernissage da mostra Luzes e Sombras, da artista e arquiteta catarinense, radicada no Rio Grande do Sul, Anne Bomm. Com uma carreira consolidada em arquitetura, diversas publicações em revistas e livros especializados, várias participações em Mostras de Arquitetura e alguns prêmios na bagagem, A.Bomm, como se refere nessa nova fase, faz parte também da Academia de Arte Baungarten, e apresenta pela primeira vez na capital gaúcha outro talento: a pintura. Com um olhar apurado, delicado e sensível, fortemente inclinado ao estilo clássico, ela passeia por várias  técnicas clássicas dos velhos mestres, como: grafite, sanguínea e carvão, porém, dedica-se à pintura a óleo sobre tela.

A arte de A. Bomm é inspirada nos artistas barrocos e sua maior referência é sem dúvida, Rembrandt. “A experiência com arquitetura e iluminação, sempre demonstrou grande relevância no uso de materiais, adereços e construção dos cenários, harmonizando e criando efeitos misteriosos, ao mesmo tempo interessantes de relevo, luz e sombra na minha pintura”, comenta a artista. O resultado promete levar os apreciadores de arte a uma viagem para a renascença italiana, por meio de rostos iluminados e retratados de forma realista, onde a profundidade das cores são experimentadas com intensidade.

              O projeto inicial para esta exposição de pinturas é fazer com que o espectador se reporte a um tempo em que o belo, na sua essência, é verdadeiramente valorizado. Outra inspiração de A.Bomm surgiu pela sua paixão por uma época onde tules, brocados, rendas, veludos, pérolas, rubis, safiras, esmeraldas, diamantes eram naturalmente utilizados. Outros elementos desse período como livros, ampulhetas, lupas, candelabros também fazem parte dos cenários criados pela artista .  Com o auxílio do Trompe l’oeil, cria no observador a ilusão de que ele está diante de um objeto real em três dimensões e não de uma representação bidimensional. Uma amostra será a obra MÄDCHEN/GIRL 02, onde seus olhos exibem uma expressão carregada de intensidade, e criam uma ilusão de que aquela visão inquisitiva segue o espectador.

Luzes e sombras, mistérios e revelações, e os olhares que destacam a expressão do personagem retratado, seja pelo emprego de detalhes realistas, seja pelo uso da perspectiva e/ou do claro-escuro. “Este é um convite legítimo a despertar de um sono profundo, no qual, os sonhos e a realidade se confundem.  Onde é possível parar o tempo, dar um passo atrás, respirar profundamente e através dos sentidos, compreender um ângulo de observação, do qual contemplo e retrato o mundo dos meus semelhantes”, garante A.Bomm.

            A exposição poderá ser visitada até o dia 30 de março, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados, e as obras poderão ser adquiridas no local.

SERVIÇO – Mostra Luzes e Sombras, de A.Bomm

Vernissage: 06 de março de 2024, quarta-feira, das 19h às 21h.

Visitação: até 30 de março de 2024, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br.

Fotos: Lisa Roos