Para Lembrar – Bernadete Conte

Olhar sensível sobre imagens do Holocausto

No dia 1º de setembro, quinta-feira, às 17h30, ocorre na Gravura Galeria de Arte, a abertura da exposição “PARA LEMBRAR”, de Bernardete Conte, psicanalista, com Especialização em Poéticas Visuais, pela Feevale (2008), Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2012) e escultora.

A exposição tem como tema as Imagens do Holocausto. A artista utiliza o mito da Medusa para explicar o seu processo poético, de transformar a realidade inimaginável dos campos em algo possível de ser visto e, através deste olhar, criar um Saber e assim, poder guardar na memória, algo já simbolizado através de um novo significante.

Diz a artista: quando não suportamos ver os horrores da realidade, pois são fonte de impotência  que nos paralisam com um terror ofuscante, temos de criar uma estratégia.  Fazer o mesmo que Perseu, que cortou a cabeça da Medusa usando um escudo polido. Criar uma Imagem para vê-la de outro ângulo. O “escudo polido” que eu usei para enfrentar esse rosto mortal da fábrica da morte, veio para possibilitar o processo poético. Uma reconstrução das Imagens do Real, para que o espectador corte a cabeça do horror inimaginável, para poder acolher e incorporar o acontecimento no seu Saber e, assim, simbolizar.

A mostra conta com três séries: a primeira apresenta vinte e quatro fotos de homens mulheres e crianças com seus dados verdadeiros, tais como nome, cidade, país e ano de nascimento. “São imagens em branco, evanescidas, metaforizando tanto a neblina do tempo, como o desaparecimento que não lhes deu nem sepultura, nem a Shivah, o ritual judaico da morte”, explica a artista.

A segunda série conta com gravuras digitais, com imagens de pessoas à espera dos trens para seu fatal destino. Apresenta, também, trabalhos feitos com objetos encontrados nos campos como passaportes e papéis com receitas.

 A última série consiste em telas com ferrugens, onde foram inseridas fotos reconstruídas, para falar de um tempo onde a humanidade ardeu.

A exposição ocupará as duas salas da Galeria Gravura e ficará aberta para visitação até o dia 1º de outubro, de segundas as sextas das 9:30 às 18:30 e aos sábados das 9:30 às 13:30.

SERVIÇO:

Exposição Para Lembrar

Abertura: 1º de setembro das 17h30 às 20h30

Visitação: 1º de setembro a 1º de outubro, das 9h30 às 18h30 de segunda a sexta, e das 9h30 ás 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis)

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (whatsapp) e (51) 99666-3972.

Site: www.gravuragaleria.com.br

Fotografia: Lisa Roos