Primavera, Verão, Outono, Inverno…Primavera

Em sua exposição que começa no próximo dia 11 de setembro, a Gravura Galeria de Arte irá destacar criações de diferentes artistas sobre o mesmo tema: o filme “Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera” (2003), de Kim-Ki-Duk, diretor coreano que foi homenageado no Festival de Cinema de Gramado recém-finalizado.
A mostra coletiva reúne trabalhos de Ainez Aranha Rosito, Ana Mähler, Angela Ognibeni, Beatriz Trein Arnt, Carlota Keffel Garcia (Loti), Carmen Ferrer, Clara Serrano, Ivete Angelina Battastini, Laura Fabrício, Leda Zimmermann, Leonor Pinto Moura, Liane Paiva, Lucy Copstein, Luzia Fabrício, Maria do Horto Bastos Kuhn, Mariana Geiss Sperotto, Miriam Jane Ritter, Vitoria Davoglio Ribas, além de Vera Wildner, que também orientou os artistas e foi responsável pela organização da exposição.
Cada artista representou, dentro da sua linguagem e simbolicamente, algo que o sensibilizou no filme. O resultado são interpretações plásticas que fazem a transposição de elementos do mundo real para o campo simbólico.
Concebido como uma parábola religiosa em torno dos preceitos do budismo, “Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera” observa a vida como um ciclo em que cada estação corresponde a um estágio do aprendizado humano. A visão é claramente orientada pelo conceito do karma e pela filosofia da “causa e efeito”, sendo apresentada através da relação entre um monge e seu aprendiz.
Natural de Porto Alegre, Vera Wildner é bacharel em pintura pelo Instituto de Artes da UFRGS. Lecionou no Atelier Livre de Porto Alegre durante 25 anos e hoje atua frente ao Atelier Galeria Estággio. Sua obra já foi vista em dezenas de mostras coletivas e individuais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, em São Paulo e no Distrito Federal. Internacionalmente, o trabalho da artista já teve repercussão na França, Itália, Espanha, Argentina, Uruguai e, recentemente, no Peru, no Projeto Sin Fronteras. Vera também foi destaque em Pintura no I Prêmio Açorianos de Artes Plásticas.

Exposição coletiva “Primavera, Verão, Outono, Inverno… Primavera”
Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647, Porto Alegre
Abertura: 11 de setembro de 2012, terça-feira, às 20h
Visitação: até 29 de setembro de 2012
Horário: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábados, das 9h30 às 13h30
www.gravuragaleria.com.br