Miniarte Vida 2021

Miniarte Vida apresenta panorama internacional das artes 

Como artistas visuais de diferentes países e continentes retratam a vida neste momento histórico da humanidade?

O Projeto Miniarte Internacional, cuja convocatória deste ano propôs a produção de obras baseadas no tema vida, reúne respostas pictóricas à pergunta acima, dadas por 261 artistas, originários de 14 países, abrangendo as Américas, Europa, Ásia e Oceania.

As manifestações artísticas poderão ser vistas em Porto Alegre, na Gravura Galeria, entre 3 e 26 de novembro. A coordenadora geral do projeto, a artista visual Clara Pechansky, e a galerista Regina Galbinski Teitelbaum estarão recebendo os visitantes na abertura, dia 3, das 16h às 19h, observando os protocolos sanitários.

O homem, a preocupação com o meio ambiente, a fauna, a flora e diversas outras inspirações estão presentes nos trabalhos em técnicas como pintura a óleo, acrílica ou aquarela, sobre tela ou papel, desenho, fotografia, colagem, xilogravura, gravura em metal, litografia, esculturas em terracota, aço, bronze e outros materiais.

“O panorama que se oferece é colorido e instigante”, diz Clara Pechansky, que criou o Projeto Miniarte Internacional em 2003. A produção coletiva dos artistas resulta em um catálogo virtual já disponível no site da Miniarte (www.miniartex.org). 

O objetivo da Miniarte, explica Clara Pechansky, é apresentar um panorama das artes visuais de diferentes regiões do mundo. “As obras (apresentadas em fotos tamanho 14,5 x 14,5cm) são expostas em ordem alfabética, permitindo a conexão de uma diversidade de influências culturais sem que se perca a individualidade de cada artista”, diz a artista. 

O quê: exposição Miniarte Vida

 Onde: Gravura Galeria, Rua Corte Real, 647, bairro Petrópolis,  Porto Alegre

 Quando: abertura 3/11, das 16h às 19

 Temporada: até 26/11

 Horário: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábado, das 9h30 às 13h30

Fotografia: Cristina MBarbieri