Ricardo Kersting

Evento: Exposição de esculturas em mármore do Artista Ricardo Kersting

Inauguração: 8 de julho, quinta feira, das 19h às 21h

Visitação: de 8 a 31 de julho de 2010

Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647 – Porto Alegre – Fone/fax: 33331946

gravura@gravuragaleria.com.brwww.gravuragaleria.com.br

Horário: de segundas às sextas – feiras das 9h30min às 18h30min sem fechar ao meio dia, sábados das 9h30min às 13h30min

 

Inspirada na mitologia grega, essa coleção ganha sua primeira exposição. Há algum tempo o tema vem sendo tratado na escultura de Ricardo Kersting. Há uma intenção de mesclar o enfoque clássico com o contemporâneo no que se refere às formas.

Quanto ao conceito, o objetivo é estabelecer uma leitura artística sobre a função da mulher na mitologia. O título “Mulheres Aladas”, não se refere exatamente aos apêndices de voo dos pássaros, por exemplo, mas sim, a uma representação da liberdade.

O conceito de liberdade está presente com muita força em toda arte grega, sobretudo na mitologia, onde ela se mostra como uma condição essencial para a felicidade do indivíduo.

O artista utilizou o mármore de Carrara e o mármore do Espírito Santo para compor esta série. “A escolha pelo mármore  é decorrente ao fato da maioria das peças relativas à mitologia grega serem neste material, assim sendo, o que mais se apropria ao meu desejo de mesclar a ancestralidade ao contemporâneo”.

Nesta exposição, são representadas algumas divindades mitológicas tais como, ninfas, musas, sereias e deusas. Há uma mulher real, porém foi considerada como a décima musa. Trata-se da poetisa Safo. Alguns títulos das peças:  Gláucia, Lígia, Nereida, Sêmele, Perseis, Tália e Éris.

“Não lancei mão de nomes conhecidos, exatamente para contemplar de certa forma a mulher comum, ou não endeusada, baseado no fato de que essa mulher  foi a fonte inspiradora para a criação de todas as deusas da mitologia.”

 

Maiores informações:

Galerista Arq. Regina Galbinski Teitelbaum  – 96663972

Jornalista Lúcia Fontanive – 97242777