O Sonho no Espelho – Clara Pechansky

Exposição “O sonho no espelho”, da artista Clara Pechansky,

abre no dia 12, na Gravura Galeria de Arte

”O sonho no espelho”, mais recente produção em pintura de Clara Pechansky, tem abertura marcada para o dia 12 de novembro, na Gravura Galeria de Arte. Uma exposição híbrida, nos formatos presencial e on-line, que ficará disponível para visitação até o 12 de dezembro. 

Com mini vídeos produzidos por Liana Timm, o público poderá fazer uma imersão na obra de Clara, acompanhando o processo criativo da artista a partir do seu estúdio. São 17 pinturas em formatos médios, que têm seu ponto de partida em três quadros expostos na Suíça em 2019.

As telas falam de emoções e de aspirações: durante algumas tardes, naquele ano, Leonardo e Artur, netos de Clara, posaram para a artista, que foi registrando na tela o que cada um falava sobre seu mundo ideal. O resultado é uma coleção que mescla verdades, certezas, acasos e fantasia, num desfile de figuras reais e imaginárias, mas onde o sonho predomina. O processo de criação da mostra poderá ser acompanhado através de um interessante Guia Ilustrado de Leitura, que estará à disposição na galeria.

A exposição vai oferecer descontos especiais em todas as obras e um brinde original para os primeiros visitantes: uma máscara personalizada com o traço inconfundível da artista.

Sobre a artista: 

Clara Pechansky encerra 2020 com um balanço positivo. O ano de muitas realizações começou em fevereiro com uma viagem ao México, convidada pela Universidade Autónoma de Sinaloa (UAS), onde realizou duas conferências, na cidade de Culiacán, e inaugurou a exposição “Clara Pechansky y sus 33 amigas”. A versão brasileira dessa mostra foi exposta na Gravura Galeria (junho) e no Centro Municipal de Cultura de Gramado (setembro a novembro).

Em março, seu Projeto Miniarte Internacional, transformado em virtual e gratuito, gerou a MINIARTE VERDADE, que reuniu cerca de 400 artistas num catálogo on-line com a assinatura de Liana Timm.

Com obras selecionadas para duas importantes Bienais, do Douro (Portugal) e de Biarco (Colômbia), recebeu ainda o convite do projeto Together we are One (ArtBoxTalent), para novamente expor na Estação Central de Zurich, Suiça. Além de inaugurar o Podcast de Linda de Sousa (Espanha), dos vídeos de Artistas Unidos por el Mundo (Argentina) e do Salón del Caribe (Cuba), de mostras em várias cidades da Colômbia e do México, Clara é convidada da Associação de Escultores e Pintores da Espanha (AEPE) para expor em Paletas del Pintor e no Salón de Dibujo, Grabado e Ilustración, em Madri.

Sempre representando o Brasil, estará participando do primeiro evento Phygital do ano, o Sofarte, em Colômbia, e suas obras inauguram dois novos museus: o Museo Ernesto Ríos na cidade do México e o Museo Jorge Torres em Bogotá.

O ano foi também produtivo em Porto Alegre, com doações de seu livro “O traço afetuoso” acompanhado de cestas básicas. Clara também enviou originais para o Projeto Kombina de Chris Dias, Arquitetos Voluntários e Confinart na Gravura Galeria.

SERVIÇO 

Exposição “O sonho no espelho”, de Clara Pechansky 

Visitação: de 12 de novembro a 12 de dezembro de 2020 

De segunda à sexta das 9h30 às 18h30 e sábado das 9h30 às 13h30

Local: Rua Coronel Corte Real, 647 – Petrópolis / Porto Alegre 

Acompanhe também em: @gravuragaleria e http://www.gravuragaleria.com.br/.

Fotografia (espaço expositivo): Cristina MBarbieri