Hô Monteiro – Pinturas Remanescentes

Hô Monteiro graduou-se em Artes Plásticas em 1998 pelo IA-UFRGS, fez cursos com Marcos Lontra, Carlos Wladmirsky e Malu Rocha. Já realizou exposições em Treviglio/BG-Itália, Casa do Brasil, Madri/ Espanha, La Galerie du Haut-Pavé- França/ Paris, Centro Cultural Recoleta – Buenos Aires/ Argentina, Galeria del Paseo Narvaja – Montevidéu/ Uruguai, além de diversas exposições em Porto Alegre, Torres, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.
A obra do artista se completa na recepção desta obra.
Quanto à recepção de sua obra, depois de o artista proclamar a sua autonomia, muitas vezes, ele teve o caminho aberto para a soberania de sua solidão. Neste terreno solitário, ele convive com a onipotência, a onisciência e na busca desesperada e esquizofrênica da sua onipresença a qualquer preço. Os seus observadores devolvem-lhe na mesma moeda. Esta soberania pode abrir a estreita senda da “arte sem a obra”. Esta senda é circular e leva de retorno a concepção aristotélica de que “arte está em quem a faz e não no que faz” e ao conceito geral grego do “conhece a ti mesmo”. Contudo poucos possuem condições de viver, de forma consciente, autônoma e salutar, o que exige esta ascese estética. Contra este paradigma, da soberania do artista, alguns pintores estão redescobrindo uma das verdades do Renascimento Italiano. Entre eles está Hô MONTEIRO que conseguiu ocultar sabiamente o segredo essencial para não sucumbir e ser consumido por uma clamorosa recepção.

Círio Simon(2007)-Doutor em História/PUS-RS, foi professor e diretor do Instituto de Artes da UFRGS;

Entre tantos artistas que exprimem o transtorno existencial do homem contemporâneo, ou que denunciam a insipiência da vida cotidiana, existe alguns que contam as paixões dos homens, a dor, o drama da cotidianidade, o tormento da morte, mas também a alegria, a ternura do nascimento, a delicadeza do sentir amoroso…que exprimem a totalidade da existência: Hô Monteiro pertence a esta lista de artistas;…representa com as figuras os sentimentos do homem, e o faz buscando as imagens no passado, reinterpretando os grandes mestres…Mantegna, Michelangelo, Caravaggio, Bernini….e acrescenta-lhes um dado novo: torna contemporâneas as imagens do passado utilizando sugestivas gamas cromáticas, que golpeiam o olho do observador e alcançam imediatamente o coração…
Barbara Oggionni(2004)-(Texto traduzido do original em italiano ‘Gli angeli sono con noi!’). É arquiteta italiana e desenvolve diversas atividades didáticas no Politécnico de Milão/ Itália; é docente de história da arte no Instituto Salesiano de Treviglio/BG – Itália.

Evento:
Exposição individual de Hô Monteiro “PINTURAS REMANESCENTES”
Abertura: 3 de maio de 2007, quinta-feira, às 20h.
Exposição: de 3 de maio a 2 de junho
Horário: segundas a sextas das 9h30min às 18h30min, sábados das 9h30min às 13h30min
Local: Galeria Gravura – Rua Corte Real, 647 – Porto Alegre
Fone: 3333-1946 – gravura@terra.com.br
www.gravuragaleria.com.br