Ivone Rabelo

Ivone Rabelo
Galeria Gravura 05 a 29 de abril de 2017

Quem nunca contemplou um jardim?
Os Jardins são pequenos oásis em meio a selva de pedras das grandes cidades e essenciais para o contato do homem com a natureza. Na história da arte, foram representados em diversas épocas e estilos. No impressionismo, Claude Monet cultivou e pintou seus jardins e hoje podem ser visitados e admirados em seus quadros, uma memória que se perpetua.
Ivone Rabelo, bióloga de formação, traz consigo a memória dos jardins bem cuidados pela mãe, irmãs e vizinhos na pequena Paciência, localidade do município de Taquara, onde morava no tempo de infância. Seu pai colhia, todas as manhãs, uma flor de Jasmin que cheirava demoradamente antes de colocar no bolso do casaco a caminho do trabalho. Esta memória afetiva impulsionou e direcionou as escolhas da artista para desenvolver seu processo criativo.
Hoje caminha pela calçada do seu bairro e coleta folhas dos jardins de seus vizinhos na cidade grande. Estas são folhas de flecheras, coqueirinhos e palmeirinhas que serviram de inspiração para suas pinturas.
Ao iniciar uma pintura desta série, a artista deita a tela no chão, sobrepõe as folhas e borrifa uma tinta bem diluída conduzindo a água e criando caminhos no espaço pictórico. Busca cobrir o tecido criando manchas na primeira camada e aos poucos sobrepõe com mais folhas e mais tinta, vai aproveitando os espaços vazios e cobrindo algumas partes e deixando aparecer outras que estão no último plano gerando profundidade na composição até encontrar a harmonia e a estética que tanto lhe interessa. Cada quadro tem uma gama de cores previamente determinada e o conjunto destes apresenta um jardim no interior da galeria.
O Jardins da Memória de Ivone são uma consequência da sua admiração pela natureza e uma forma se conectar com ela e perpetuar lembranças gostosas do tempo de menina.