Miniarte e Marcos Strey

Projeto Miniarte e exposição de Marcos Strey são atrações da Gravura Galeria de Arte

A Gravura Galeria de Arte abrirá duas exposições na quinta-feira, dia 10 de agosto. Na Sala Negra ocorrerá a abertura do 28º Intercâmbio Internacional de Miniarte Fantasia, com criação e coordenação da artista Clara Pechansky. Já a exposição “Um espaço, muitos tempos…”, de Marcos Strey, irá ocupar a Sala Nova.

O projeto Miniarte foi criado em 2003 com o objetivo de mostrar, em pequenos formatos, um panorama de artes visuais de várias regiões do mundo e tem edição anual. Após exposição em Gramado, agora é a vez de Porto Alegre apreciar esta mostra internacional, com mais de 100 artistas da Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Chile, Holanda e México. Um catálogo trilíngue será lançado na mesma ocasião, contendo todas as obras da exposição, a relação das 27 edições da Miniarte e textos em português, espanhol e inglês.

O Projeto Miniarte já foi exibido em diferentes espaços internacionais, sempre reunindo artistas de variadas origens em cada uma de suas edições. A idealizadora, Clara Pechansky, salienta o caráter democrático do projeto, já que não há seleção de obras. Isso permite que iniciantes e artistas consagrados sejam mostrados lado a lado.

Na sala nova, Marcos Strey, através de trinta obras na temática surrealista, convida o público a interpretar os seus próprios sentimentos e associações inconscientes da realidade. O tema “Um espaço, muitos tempos…” faz relações entre o tempo natural, o tempo atmosférico e o espaço geográfico. Nas obras, a técnica é a ilustração a mão livre, em que foram utilizadas canetas pentel ponta fina sobre papel canson.

Natural de Nova Petrópolis, Marcos Strey veio para Porto Alegre em 1964, onde estudou na Escola Nacional de Desenho (END). Sua vida foi dedicada às produções gráficas e publicitárias para agências e empresas jornalísticas da Capital. Atualmente dedica tempo integral às artes, como artista visual trabalhando com diversas técnicas que transitam entre a pintura a óleo, escultura e ilustrações.

Serviço:

Exposições: Miniarte Fantasia e “Um espaço, muitos tempos…”

Abertura: 10 de agosto de 2017, quinta-feira, às 19h

Visitação: até 02 de setembro de 2017, segundas a sextas das 9h30 às 18h30 e sábados das 9h30 às 13h30

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Coronel Corte Real, 647 – Petrópolis / Porto Alegre).