Moni Fischer e Rosali Plentz

Gravura Galeria de Arte apresenta duas exposições simultâneas de Moni Fischer e Rosali Plentz

A Gravura Galeria de Arte recebe no dia 12 de maio duas exposições: “Na Busca do Desigual”, de Moni Fischer e “O Olhar Invisível” de Rosali Plentz. Nas mostras, ambas partem de trabalhos fotográficos sobre a desigualdade com intervenções artísticas. A vernissage simultânea inaugura o novo espaço da Galeria, a Sala Nova, que receberá as obras de Rosali Plentz. Para compor seu trabalho partindo da fotografia, Rosali capturou momentos e transformou a imagem banal, reconhecida em qualquer parte do mundo, numa imagem não visível, com sobreposições de desenhos e texturas.

Segundo Ana Zavadi, Curadora Adjunta da Bienal do Mercosul, na obra de Rosali Plentz, “A linha que está presente em toda a série de trabalhos é mutante e significativa, pois é a essência da poética de Plentz. A fotografia é usada como pré-texto para as construções e ao hibridizá-la com o desenho surgem novas aberturas para continuar a investigação até chegar ao desenho puro. O uso do preto e branco contrasta com algumas cores sutis e geram tessituras para o olhar.”

A artista Moni Fischer relata por meio das obras com técnica mista, aquarelado e acrílica, as emoções através do repetido, do igual, tornando um momento único e desigual. Seu trabalho estará exposto na Sala Negra.

“Nesta exposição, relato as emoções através do repetido, do igual. Da dor através da injustiça com a obra “Banho”, que retrata o local onde judeus deixavam seus sapatos antes de seu “banho”, que na verdade seria a câmera de gás que os levaria à morte no campo de concentração Auschwitz-Birkenau, na Polônia. Da esperança de fiéis em frente à Igreja Nosso Senhor do Bonfim, na Bahia, com as fitinhas na obra “Esperança”. Da leveza através de uma flor na obra “Simplicidade”. Do amor tão desejado com broches cravados no peito com nome do seu amado na obra Romeu. O ser humano precisa abrir os olhos e voltar a olhar no olho, não através de foto, de rede social. Sentir a mão de seu filho, o abraço do amigo, colocar o pé na areia. Viver cada minuto, sendo único e desigual.” Conclui Moni Fischer.

O resultado deste trabalho poderá ser conferido na Gravura Galeria de Arte, na rua Corte Real, 647 na abertura da exposição no dia 12 de maio às 20h.

Rosali Plentz
Em 1979, graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul, RS. Cursos de aperfeiçoamento teórico e prático com professores como Carlos Fajardo, Jailton Moreira, Charles Watson, entre outros. Participa de exposições coletivas e salões desde 1977 na “Arte” e “Geografias da criação- Arte, Moda e Design” em 2014.
Moni Fischer
Em 2012, levou suas obras para exposição em Berlim, Alemanha. Em 2014, retornou a Berlim, trazendo na bagagem técnicas diferenciadas. Seus quadros estão expostos em locais públicos incluindo UFCSPA- Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre, Sociedade Aliança de Novo Hamburgo, Sede da AMO – Associação Assistência ao Menor em Oncologia.

Serviço:
O que: Abertura das Exposições: “O Olhar Invisível” e “Na Busca do Desigual”
Onde: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647
Abertura: 12 de maio às 20h.