Dora Giron

ALINHAVOS

Dora Giron vem, ao longo de sua trajetória artística, envolvendo-se na criação de trabalhos que discutem a questão espacial. Suas investigações anteriores, que culminavam em recortes e dobraduras em papel, mais tarde, foram somadas a intervenções de costura. No exercício de costurar, veio a necessidade de acrescentar objetos de costura como rebites e miçangas, depois vieram as agulhas e alfinetes. Dessas variações, agregou outros objetos como os anzóis, abrindo outras possibilidades de materiais em sua proposta. A junção de objetos cortantes e de perfuração contrapõe com a construção sensível e delicada de seus desenhos escultóricos. A série atual de trabalhos carrega a continuidade desses desenhos iniciais, apresentados em suporte de caixas. Da ação de dobrar e cortar, conseqüentemente a linha torna-se a essência da produção da artista, pois com este elemento, Dora costura e tece visualmente redes no espaço.
Em suas criações, a idéia de desenho se expande, pois é agregada a materialidade à linha. Linha que, tangível e simbolicamente, conduz o trabalho da artista. É ao longo dela, e nela, que se desenvolvem suas composições. Sem perder a coerente organização das relações, as esculturas resultam dessa soma pela qual se infiltram redes que desconstroem a materialidade de construções. Em suas experiências, o desenho ganha movimento e espontaneidade, é permitido, portanto, contrapor com a idéia de elementos estáveis e instáveis. A utilização do arame ou do fio de nylon viabiliza traçar e armar, de tal maneira que cria o desenho. Sua preocupação é o desenho, objetos tornam-se grafias, ampliando suas funções, desta forma a artista manipula a matéria.
Flávio Gil
Nascida em 1958, Dora Giron é graduada pela Faculdade de Belas Artes da FEEVALE. Em 1996, ganhou o 1º lugar no II Salão de Desenho da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves/RS e em 1998 participou do II Salão e Intercâmbio de Arte Postal – POA/Brasil – Muncie/EUA. Foi Artista Destaque no XI Salão de Artes Visuais – Novo Hamburgo/RS. Já realizou diversas exposições coletivas e esta é sua primeira exposição individual.

Evento: Exposição da Artista Dora Giron
Coquetel de inauguração: 18 de junho, quinta feira das 19h às 21h
Visitação: de 18 de junho a 18 de julho de 2009
Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647 – Porto Alegre – Fone/fax: 33331946
gravura@gravuragaleria.com.br – www.gravuragaleria.com.br
Horário: de segundas às sextas – feiras das 9h30min às 18h30min sem fechar ao meio dia, sábados das 9h30min às 13h30min.