Maria Inês Rodrigues – Parte de Mim

A Galeria Gravura apresenta dia 10 de abril a pré-estreia do documentário “Parte de Mim”, curta-metragem sobre a trajetória da artista visual Maria Inês Rodrigues, em conjunto com a abertura de uma retrospectiva pessoal de sua obra.

 

Parte de Mim – Documentário

O documentário curta-metragem Parte de Mim é um retrato intimista sobre a personalidade da artista visual Maria Inês Rodrigues e sua trajetória. Por meio de uma costura sutil entre o registro de confissões e realizações estéticas, o filme convida o espectador ao ateliê da artista para uma conversa íntima e espontânea, que o leva a sentir-se cúmplice de seu processo criativo. Como quem revela confidências, Maria Inês discorre sobre sua visão de arte e de mundo, sua trajetória, suas paixões e anseios e suas concepções de gravura, desenho e pintura, em meio ao exercício concreto destas atividades.

A narrativa circula por dualidades dinâmicas: razão e emoção, introspecção e expressão, conteúdo e continente. Não por acaso a citação do poema Traduzir-se, de Ferreira Gullar, na voz da própria artista, traduz a síntese de suas indagações. A fotografia do documentário, por sua vez, procura perseguir a voz narrativa autobiográfica: a câmera acompanha a artista e orbita à sua volta, gerando a sensação de intimidade confidente, e por meio de fusões e transições sua montagem aproxima a imagem do discurso, e vice-versa. A opção do diretor pela luz natural e pela câmera na mão, preservando o cenário real do cotidiano da protagonista, incrementa a sensação de proximidade e veracidade do curta, pensado para a linguagem contemporânea das redes virtuais. A artista, por sua vez, também assina a co-autoria de roteiro e produção, consolidando a concepção colaborativa do filme, que busca lançar luz sobre o processo de criação através da ótica do artista em sua permanente necessidade de expressão. Direção de Claudio Santana.

 

Parte de Mim – Retrospectiva

A exposição retrospectiva de Maria Inês Rodrigues traz ao público um recorte particular e afetivo da obra da artista, como um pequeno panorama de suas gravuras e pinturas. Para a artista, o processo criativo parte do inconsciente e flui para o simbolismo das imagens: “Fui e sou apaixonada por tudo que desvenda a alma humana. É natural que, sendo artista plástica, esse conteúdo surja em minha obra. Encontro na poesia o enigma do inconsciente representado na minha expressão plástica gráfica.”

A figura humana é de fato o principal foco do trabalho de Maria Inês, porém reinterpretada em diversas versões de estranhos seres que remetem ao realismo fantástico, convivas de algum circo imemorial, vagos anjos, mulheres de formas voluptuosas e enigmáticas, sempre interessantes e imprevistos. Como disse Erico Veríssimo, figuras de um curioso mundo que ora nos parece ingênuo, ora diabólico, imagens, ídolos, amuletos, templos, pedras de uma civilização pré-colombiana ou pré-incaica por ela própria inventada.

“Na relação entre arte e tempo, parece não haver uma sincronia universal. Fluímos em redemoinhos sem uma noção exata de presente, passado e futuro. É nesse tempo que encontro meu espaço e recorto a retrospectiva apresentada na Galeria Gravura”, conclui a artista.

Curadoria de Claudio Santana.

 

O quê: Pré-estreia do documentário Parte de Mim, sobre a obra de Maria Inês Rodrigues e abertura da exposição retrospectiva da artista.

Quando: Quarta-feira, 10 de abril, a partir das 19h.

Onde: Galeria Gravura – Rua Coronel Corte Real, 647 – Porto Alegre