Atelier Britto Velho e Graça Marques

Obras de Graça Marques e dos artistas do Atelier do Britto Velho ficam a mostra na Gravura Galeria em novembro

Duas novas exposições inauguram na Gravura Galeria de Arte na segunda-feira, dia 12 de novembro. Em “Reinventando Mapas”, Graça Marqués apresenta seus quadros em formato de mapas, nos quais utiliza técnicas de colagem e texturas para refletir sobre os diferentes caminhos e espaços que habitamos e que mudam com o tempo. Já na exposição coletiva do Atelier do Britto Velho, os artistas trazem suas pinturas trabalhadas em acrílico, em que cada uma cristaliza as vivências e a linguagem pessoal de cada um. As obras ficam abertas para visitação do público até o dia 01 de dezembro.

A pintora jaguarense Graça Marqués é licenciada e pós-graduada em Belas Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Em 1985 foi morar na Espanha, onde entrou em contato com o ambiente artístico e cultural de Madri. A partir de 1985 Graça passou a trabalhar com diversas galerias de arte, onde já realizou diversas exposições individuais e coletivas. Na exposição “Reinventando Mapas”, a artista traz um novo olhar sobre a cartografia, utilizando colagens, texturas e imagens impressas para transformar os espaços nos mapas, fazendo com que superfícies planas se tornem territórios acidentados. Aqui, Graça reflete sobre os lugares que nos habitam da mesma forma que os ocupamos, e que, mesmo quando mostrados de formas diferentes do que já conhecemos, esses espaços se reconstroem dando novos sentidos e possibilidades para que outros sejam inventados.

Há 23 anos o Atelier do Britto Velho funciona como um espaço de troca de ideias e experiências entre artistas. O responsável pelo atelier, o artista Britto Velho, se dedica ao mundo das artes há 52 anos, e junto com sua turma no atelier realiza diversas exposições coletivas. Na Gravura Galeria de Arte, os nove artistas mostrarão os trabalhos realizados em 2017 e neste ano, todos feitos com acrílico. Cada pintor apresentará duas obras, as quais representam a linguagem pessoal de cada um, sendo a cristalização das vivências e dos sentimentos dos artistas. Participam dessa exposição Adriana Freitas Vitória, Alice Schmitt, Britto Velho, Eduardo Tondo, Guerra, Guta, Maria Isabel Berta Dorneles, Marsinho Susin e Sandra Kravetz.

 

SERVIÇO

Abertura da exposição “Reinventando Mapas”, de Graça Marqués, e da exposição coletiva do Atelier do Britto Velho.

Data: 12 de novembro de 2018, às 19h.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647)

Visitação: de 12 de novembro a 01 de dezembro de 2018

De segunda a sexta das 9h30 às 18h30, e aos sábados das 9h30 às 13h30.