Perla Graeff

“Se me perguntam o que quero dizer com meus quadros, respondo: se fosse para dizer alguma coisa, escreveria um livro! Licenciada em Letras, pela PUCRS, entendi que todo livro havia sido escrito, e aquilo que eu gostaria de dizer iria ser limitado pelo conhecimento lingüístico e pela autocrítica. Pensando assim, inscrevi-me no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre em 1992, inicialmente cursando desenho com Ana Izabel Lovatto. Depois vieram cursos com Carmem Vieira, Paulo Porcella, Virginia Quites, orientadores dedicados, estimuladores da vontade criativa da artista iniciante. Foram nove anos de aulas, trocas riquíssimas, festivais de arte e exposições por cidades gaúchas, uma formação completa.
Em 2000, participo de uma coletiva em conjunto com uma joalheria na inauguração de um shopping local. Nesse mesmo ano inicio aulas no atelier de Clara Pechansky, aperfeiçoando meu desenho. Com Clara, trabalhei durante três anos, aprimorando a pintura em acrílica e aquarela com Jose Carlos Moura. Com o grupo formado no atelier, realizamos a exposição “OLHE 5 VEZES”, em uma galeria em Porto Alegre.
Em 2005, desenvolvi um projeto sobre Horizontes e foi tão acelerado o processo, que Clara sugeriu-me realizar uma mostra individual. Levei os trabalhos à Galeria Mariza Soilbelmann que abraçou a idéia. Realizamos uma espécie de retrospectiva. Nessa ocasião fui assessorada carinhosamente por Teresa Poester, por ser a paisagem, objeto de seus estudos há longo tempo.
Depois disso, continuo trabalhando em atelier próprio, expondo nos eventos anuais da Gravura Galeria de Arte, participando das coletivas da Associação Chico Lisboa – exposição coletiva anual 20×20, Varal das Artes, MINI ART Internacional, entre outras.
Nesta exposição, apresento pinturas em acrílica sobre suportes de madeira, medindo 30×30, onde o maior desafio foi obter um resultado plástico interessante sobre a superfície lisa do eucatex. A idéia era fugir da tela tecido. Afinal, apresentou-se um desafio técnico e a mente foi longe, imprimindo nos diferentes suportes imagens novas, profundas, desafiadoras ao olhar.”

Evento: Exposição da Artista Plástica Perla Graeff
Coquetel de inauguração: 10 de julho, quinta feira às 20h
Visitação: de 10 de julho a 9 de agosto de 2008
Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647 – Porto Alegre – Fone/fax: 33331946
gravura@gravuragaleria.com.br – www.gravuragaleria.com.br
Horário: de segundas às sextas feiras das 9h30min às 18h30min sem fechar ao meio dia, sábados das 9h30min às 13h30min