Maria Inês Rodrigues

É nas gravuras, notoriamente, que encontramos a veia mais investigativa e surpreendente de Maria Inês Rodrigues. É nelas que transparece, vigorosa, a capacidade da artista de esquadrinhar ferramentas e materiais, temas e personagens, a própria linguagem da gravura, conhecedora das potencialidades dos buris, das pontas secas, dos vernizes e dos ácidos…
Paula Ramos – Jornalista, Crítica de Arte e Professora Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte.

Maria Inês Rodrigues, artista plástica gaúcha, das mais importantes do Brasil contemporâneo, não se revela apenas com magnitude na pintura, onde a emoção pensativa das cores se funde à imaginação do abismo, criando seres de perene infância. A gravurista e a escultora são ainda mais alentadoras, onde o bizarro se mescla ao fantástico, como se um Goya esculpisse na gravura ou no metal, desfiando um outro tempo, o das feéricas imagens…
Carlos Nejar – Poeta, ficcionista e crítico de arte e literatura. Da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia.

Maria Inês Rodrigues destaca-se como uma das grandes artistas gravadoras em metal no País. Dona de um conhecimento técnico aprofundado sobre os procedimentos acerca da gravura, desenvolveu uma significativa carreira, produzindo várias séries de gravuras de grande qualidade, ao longo de mais de 30 anos de carreira dedicada. Suas gravuras estão presentes em acervos importantes de museus no Brasil (MARGS, MASP,MAB-FAAP SP) e em diversas coleções particulares, no País e no Exterior. A artista sempre contou com a admiração e o incentivo de um outro grande artista, seu amigo e igualmente exímio gravador em metal, Iberê Camargo.
Alfredo Aquino – Artista plástico, editor de livros de arte e curador.

Nesta exposição a artista apresenta 25 gravuras em metal em relevos, água tinta, ponta seca e água forte. Os catálogos serão distribuídos aos convidados presentes na inauguração da exposição.

Evento: Exposição e Lançamento de Catálogo de Maria Inês Rodrigues
Abertura: 08 de agosto de 2007, quarta feira, às 20h.
Visitação: de 08 de agosto a 06 de setembro – segundas a sextas das 9h30min às 18h30min, sábados das 9h30min às 13h30min
Local: Galeria Gravura – Rua Corte Real, 647- Porto Alegre- Fone: 33331946 mailto:gravura@zaz.com.br Veja as fotos: http://www.gravuragaleria.com.br/