Iná Prolo

“Iná Prolo nos conduz para o Oriente no tapete voador de seu olhar viajante. Nas obras desta exposição, a colorista de primeira, não teme brincar com as cores, sempre vivas e vibrantes, mesmo depois de várias camadas lixadas e lavadas. Recurso este, que reforça a aparência de vestígio envelhecido, de tempo passado e vivido. Seus elementos preferidos são as formas circulares, as curvas, as volutas e os arabescos. Os planos da imagem são arranjados de modo a criarem túneis que recuam ou áreas que avançam, assim, não nos surpreendemos se surgir uma imagem de elefante, de uma mão tatuada ou da palavra paz disfarçada no meio da ramificação de uma linha. Toda esta exuberância pode ter brilhos discretíssimos em purpurina, folheados a ouro, bordados com linha metalizada ou outros recursos assimilados nas terras distantes da Índia. Suas pinturas têm a velocidade curiosa do olhar estrangeiro em lugares desconhecidos. Você já tem a sua passagem?”
Isabel de Castro – Mestre/USP

“Meu primeiro contato com as pinturas de Iná Prolo veio acompanhado do relato de uma viagem. O impacto da jornada à Índia, realizada em anos recentes, tornara-se fonte preciosa de referências visuais para ela. A profusão de cores, a rica iconografia, os bordados, os panos de múltiplas estampas, brilhos e texturas, foram o estímulo inicial para esta série de pinturas, que agora apresenta na Galeria Gravura.
Ora trabalhando espaços bem estruturados através de colagens, estampas e mandalas, ora fazendo emergirem os elementos do caos e da informalidade das manchas, Iná revela sua afinidade com a pintura através da construção lenta e tateante da cor.
Seus ambientes pictóricos navegam com afinco na direção de um calor e de uma luz sempre intuídos, onde o que está em jogo vai muito além do resgate da luz , do calor e da simbologia dos lugares visitados nas distantes terras indianas. São lugares tramados na memória de um passado íntimo, das mulheres prendadas da família, o que a faz prosseguir. Espaços que vão liberando, aos poucos, o desenho de outros bordados, o anseio por outras linhas, os tempos do dourado, o desejo de enfeitar. Assim, o trabalho recente de Iná Prolo é testemunho de muitas passagens.
Viagens no espaço, viagens no tempo: dimensões da geografia existencial costuradas por ela com delicadeza e paixão.”
Ana Flávia Baldisserotto – Artista plástica

Evento: Exposição de pinturas de Iná Prolo
Coquetel de abertura: 17 de outubro de 2007, quarta-feira às 20h.
Visitação: de 17 de outubro a 14 de novembro
Horário: segundas a sextas das 9h30min às 18h30min, sábados das 9h30min às 13h30min
Local: Galeria Gravura – Rua Corte Real, 647 – Porto Alegre
Fone: 3333-1946 – gravura@terra.com.br
Fotos: João Jacobsen