Exposição de DORA GIRON
 


Dora Giron e Regina Galbinski Teitelbaum

Tatata Pimentel entrevista a artista Dora Giron

As artistas Imeritta Passos, Dora Giron, Ena Lautert e Solange Caldas










Fotos: João Jacobsen


Gravura Galeria de Arte realiza exposição de desenhos escultóricos de DORA GIRON intitulada:

ALINHAVOS

Dora Giron vem, ao longo de sua trajetória artística, envolvendo-se na criação de trabalhos que discutem a questão espacial. Suas investigações anteriores, que culminavam em recortes e dobraduras em papel, mais tarde, foram somadas a intervenções de costura. No exercício de costurar, veio a necessidade de acrescentar objetos de costura como rebites e miçangas, depois vieram as agulhas e alfinetes. Dessas variações, agregou outros objetos como os anzóis, abrindo outras possibilidades de materiais em sua proposta. A junção de objetos cortantes e de perfuração contrapõe com a construção sensível e delicada de seus desenhos escultóricos. A série atual de trabalhos carrega a continuidade desses desenhos iniciais, apresentados em suporte de caixas. Da ação de dobrar e cortar, conseqüentemente a linha torna-se a essência da produção da artista, pois com este elemento, Dora costura e tece visualmente redes no espaço.
Em suas criações, a idéia de desenho se expande, pois é agregada a materialidade à linha. Linha que, tangível e simbolicamente, conduz o trabalho da artista. É ao longo dela, e nela, que se desenvolvem suas composições. Sem perder a coerente organização das relações, as esculturas resultam dessa soma pela qual se infiltram redes que desconstroem a materialidade de construções. Em suas experiências, o desenho ganha movimento e espontaneidade, é permitido, portanto, contrapor com a idéia de elementos estáveis e instáveis. A utilização do arame ou do fio de nylon viabiliza traçar e armar, de tal maneira que cria o desenho. Sua preocupação é o desenho, objetos tornam-se grafias, ampliando suas funções, desta forma a artista manipula a matéria.
Flávio Gil
Nascida em 1958, Dora Giron é graduada pela Faculdade de Belas Artes da FEEVALE. Em 1996, ganhou o 1º lugar no II Salão de Desenho da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves/RS e em 1998 participou do II Salão e Intercâmbio de Arte Postal - POA/Brasil - Muncie/EUA. Foi Artista Destaque no XI Salão de Artes Visuais - Novo Hamburgo/RS. Já realizou diversas exposições coletivas e esta é sua primeira exposição individual.

Evento: Exposição da Artista Dora Giron
Coquetel de inauguração: 18 de junho, quinta feira das 19h às 21h
Visitação: de 18 de junho a 18 de julho de 2009
Local: Gravura Galeria de Arte - Rua Corte Real, 647 - Porto Alegre - Fone/fax: 33331946
gravura@gravuragaleria.com.br – www.gravuragaleria.com.br
Horário: de segundas às sextas – feiras das 9h30min às 18h30min sem fechar ao meio dia, sábados das 9h30min às 13h30min


Últimas Exposições

Exposição de Pinturas de SORIANO
Exposição de Desenhos e Gravuras de ALICE SOARES
Exposição Coletiva Atlântida Arte 2009 em Porto Al...
Atlântida Arte 2009
Exposição Coletiva NATAL ARTE 2008
Exposição Atelier Lou Borghetti "UM OUTRO OLHAR"
Exposição de Gravuras de MARIA INÊS RODRIGUES
Exposição de pinturas de ANGELA ZAFFARI
Exposição Susana Luft - lya menina "waldrausch"
Exposição Corali Cardoso - Cora

Exposições Anteriores - Arquivo


Mais Exposições (2006 e anteriores)